Tamanho do texto:A-A+

Publicidade

PUBLICIDADE Conheça o Instituto TRATA - Joelho e Quadril

Pilates

37 comentários
Imprimir Enviar por email para um amigo
joseph-pilates
Você sabe o que é  Pilates? Conheça agora e, ao final, veja Perguntas e Respostas sobre o método.

Todo mundo já sabe o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos, porém não são todas as pessoas que apreciam a prática de caminhada ou corrida e as atividades realizadas em academia. Atualmente, uma das alternativas para essas pessoas é o Pilates. Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta. Dessa forma, ele transmite a mensagem “independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer”.Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em suas saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar dois por aula. As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico.


franquia-pilates-fisioterapia

pilates-fisioterapia

 

Veja agora PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre Pilates:

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?
Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Quem dá as aulas de Pilates?
No início, as aulas de Pilates eram ministradas por bailarinos que tinham aulas com o “pai” do Pilates, Joseph Pilates, para tratar de lesões causadas pela profissão. Devido à consciência corporal, os bailarinos transmitiam o método com grande beleza e fluidez que o método exige. No Brasil, o método foi adotado por fisioterapeutas e profissionais de educação física, pois o Pilates começou a ser dado em academias onde é exigido um dos dois profissionais. Em paralelo, esses profissionais têm conhecimento e capacitação para passar corretamente os exercícios.

O Pilates emagrece?
Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, não é esse o seu principal objetivo. O Pilates dve ser praticado por quem busca uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração etc.

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?
Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco. O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

Qual a diferença de Pilates e musculação?
O Pilates, ao contrário da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Outra diferença é que na musculação os movimentos e os exercícios são mais rápidos que o do Pilates, que, por outro lado, trabalha com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos. Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

O Pilates é indicado para atletas?
É bastante recomendável, pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir acidentes. Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Devo praticar Pilates quantas vezes por semana?
A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.

Há contra-indicações para se fazer o Pilates?
Há um trabalho em conjunto com o médico de mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas e outras doenças graves a fim de evitar qualquer incidente. Assim, os exercícios de Pilates não são contra-indicados a esses grupo, apenas é necessária uma autorização do médico para as atividades.

————————————-

CUIDADO:Ao buscar um local para a prática do Pilates, observe a qualificação dos profissionais e se você será atendido com exclusividade. Indica-se que tenha um professor para cada dois alunos.

————————————-

Quer saber mais sobre a história do Pilates? Conheça aqui Joseph Pilates, o criador do método.

Parte desse texto foi elaborado com referência em um texto do Instituto Pilates. A integra pode ser visualizada nesse link.



  • Pingback: Joseph Pilates e os benefícios do método pilates - Fisioterapia Manual()

  • Pingback: Fisioterapia no Tratamento de Escoliose - Fisioterapia Manual()

  • Pingback: Pilates: tratamento, atividade física ou modismo? - Helder Montenegro()

  • DICA DE SAÚDE

    No meu primeiro contato com PILATES,fui surpreendida pela sensação de leveza no corpo,que nada mais é do que o equilíbrio do corporal.

    Estou amando fazer essa atividade física e recomendo!!!

  • JU

    Quem tem prolapso na valvula mitral pode fazer PILATES?

    • Carlos Alberto

      Sim, desde que antes você lave as mãos, como Pôncio…..Pilates. kkkkkkkkkk

      • David Alfa

        nossa cara…. toma ai o meu joinha pq essa foi top!!!

    • Roberto Castilho

      Estatisticamente, a maioria das mulheres, sofrem de prolapso mitral, mais do que os homens que nada mais é, o mal fechamento (insuficiência) da válvula que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo situado no coração. Normalmente não vejo problema em fazer atividade física (PILATES) mas de qualquer forma, aconselho você procurar o seu médico para ver o grau do seu prolapso mitral. se ele achar necessário ele pedira um exame complementar chamado Ecocardiograma. att’
      Equipe Life Dr. Roberto Castilho Fisioterapeuta

  • Guilherme Martins

    que local o pilates é mais praticado

  • Arlene De Lucena Ferraz

    Pilates, tudo de bom que aconteceu em minha vida. Estava parada, Rigida e sem energia, Tem apenas 1/2 mês que estou fazendo e me sinto bem melhor, quanto a valvula mitral já que é parte do coração, deve ter o cuidado de ver um cardiologista. Com Coração não se brinca, cuida.

    • Bom dia Arlene,
      o Pilates realmente é muito bom para motivar qualquer indivíduo, uma atividade física prazerosa. Como anda sua prática de Pilates?

      Quanto a prática de Studio Pilates em pessoas com descompensações cardíacas, é extremamente importante a recomendação médica da possibilidade de prática de exercícios, mas com a indicação do médico para atividade física, o Pilates seria uma ótima opção.

      Obrigada pela atenção
      Aguardo contato
      Ft. Danielle Costa
      Alpherat
      Seu corpo e sua mente no seu melhor estado
      Pilates – Fisioterapia – Estética – Psicológo -Especialidades Médicas

      • Verônica

        Qunato custa, é cobrado mensal ou por aula. Obrigada.

        • Danielle Costa

          Boa tarde Verônica,
          o valor cobrado é mensal, caso a Sra. queira saber outras informações acesse nosso site: http://www.alpherat.com.br
          ou mande um email para: alpheratvoce@gmail.com e entre em contato com a nossa equipe.
          Aguardo contato.

          Obrigada.
          Att: Danielle Costa

  • Elzi

    Pessoas com problemas cardiacos podem fazer Pilates???

    • Boa noite Elzi,
      Pessoas com problemas cardiacos devem fazer Pilates, com acompanhamento de um fisioterapeuta, para o monitoramento da frequencia cardíaca, saturação de oxigênio e aferição da pressão arterial

      Obrigada
      Ft. Danielle Silva Costa

  • Cristiano Morozino

    Minha dica é para essa escola de pilates, ela forma professores no Brasil inteiro e tem uma aceitação incrível que pode ser vista no facebook:
    Site
    http://www.pilatesfisiofitness.com.br/curso-de-pilates-sp.asp
    Grande Abs

  • juliene

    oii estou com uma artrose no tornozelo, pilates irá me ajudar…

  • Prof. Paulo

    Todas as pessoas podem fazer pilates, mas um resultado positivo dependerá do conhecimento do professor, que deve desenvolver a aula considerando o quadro patológico do aluno.
    Para quem pretende dar aulas de pilates e fazer um curso do método, acesse:
    http://www.unipilates.com.br

  • Matheus Eler

    Bom dia. Posso praticar pilares em conjunto com a academia?

  • sara

    Oi, tenho escoliose. O pilates ajuda no tratamento?

  • Leticia Ribeiro

    O Pilates aumenta o HDL?

  • Rosi

    Comecei a fazer Pilates por causa de dores nas costas. No momento continuo praticando 2 vezes por semana e me sinto muito bem. Recomendo. Abraço

  • Nathalia

    Pessoas que tem escoliose pode fazer Pilates?

    • davi

      Sim

  • Geovane

    Em que locais pode ser práticado o pilates?

  • Dinalva Santos

    fui orientada por médico,usar os serviços de pilates..!

  • maria cicera

    pessoas que tem varizes e fez cirugia na perna, a pratica de pilates pode ocasionar algum problema pois estou sentindo muita dor e por causa da pratica do pilates por que n sentia dor antes e agora estou

  • Elizabeth Cristina

    Pilates modela o corpo ? Ou aumenta os músculos?

  • Marco Aurélio

    Boa noite ! Estou operado da coluna lombar… posso fazer Pilates?

  • joice

    ola eu tenho um desvio na coluna posso praticar pilates?

  • Leda Figueiredo
  • Eliete Dantas Novais

    Há dois meses sofri acidente automobilístico e coloquei placa no cotovelo, antebraço e punho. Mesmo apos fisioterapia, o cotovelo continua rigido e excessivamente dolorido quando exercitado. Nesta conjuntura, posso praticar pilates? Conseguiria dobrar o local supracitado sem muito sofrimento?

  • Leila

    Tenho pressão alta ,Pilates é recomendado ?

  • Mavione Gonçalves Muniz

    Tenho varizes é gota, eu posso fazer pilartes ?

  • Marcos Bourbon

    HIIT + Pilates: Treino PERFEITO que derrete gordura e modifica o corpo inteiro!

    Além de ser especialista em Pilates atlético e de minhas rotinas de Pilates, eu também adoro (amor e ódio mesmo, sabe?) HIIT ou o que é conhecido por aqui de Treino Intervalado. Estes exercícios queimam gordura rapidamente e você consegue mais resultado para o seu corpo em menos tempo, ou seja, você corta o peso extra em poucas semanas!

    Saiba mais ==>http://bit.ly/TreinoFuncional

Conteúdo de fisioterapia

Categorias

Conheça as áreas
da fisioterapia

Banner Livro

Conhecer o Livro

Receba nosso conteúdo
por e-mail