Fisioterapia para Aliviar Cólicas Menstruais

1 comentário
fisioterapia aliviar cólicas menstruais

É comum ouvir de mulheres reclamações sobre sintomas doloridos e desagradáveis nos dias que ocorre o período menstrual. A tensão pré-menstrual e a desmorréia (cólica menstrual) lideram o ranking de reclamações. Mais de 50% da população feminina em idade fértil sofre de dismorréia.

A contração do últero é causada pelo aumento da produção de prostaglandinas e resulta em espasmos (contrações involuntárias) que ocasionam as cólicas. Já a TPM é o resultado de algumas alterações comportamentais, como ansiedade, tensão, depressão, excitação, fadiga, tristeza, alteração do apetite, irritabilidade, entre outras. Essa tensão que antecede o período menstrual também pode gerar sintomas físicos, como dores musculares e de cabeça, retenção de líquido e maior sensibilidade mamária.

Alguns recursos utilizados não fisioterapia são indicados para aliviar os sintomas, como:
– Calor superficial;
– Exercícios respiratórios;
– Alongamentos;
– Eletroterapia (TENS);
– Relaxamento.

Outro tratamento que pode ser realizado por fisioterapeuta é o da massagem do tecido conjutivo. No período de cerca de três meses, realizando duas sessões por semana, o alívio é perceptível.