Artrite: tipos, prevenção e tratamento

As juntas são responsáveis pela ligação de um osso ao outro, permitindo o movimento dos braços, pernas, mãos, pescoço e também da coluna. Quando surge uma inflamação nessas articulações, caracteriza-se a artrite que afeta, principalmente, a coluna.

Qual o público mais suscetível à artrite?

As pessoas que mais sofrem com artrite são as que possuem doenças auto-imunes (como lúpus), quem passou por algum tipo de trauma (um acidente doméstico, por exemplo) e quem contraiu algum tipo de agente infeccioso ou sofreu desgaste nas juntas (devido aos excessos desportivos, obesidade, má postura ou mesmo desgaste natural).

O tipo de artrite mais comum é a artrite reumatoide, que atinge a coluna. Ela é provocada, em sua maioria, por infecções que podem ocorrer entre a base do crânio (pescoço) e o cóccix (imediação das nádegas).

Mas existem também outros tipos de artrite:

– Espondilite anquilosante;

– Síndrome de Reiter;

– Gota;

– Artrite gonocócica;

– Artrite psoriática;

– Condrocalcinose.

Você conhece os principais fatores que põem a coluna em risco?

– Má postura no sentar e andar;

– Excessos na prática desportiva;

– Uso de salto alto;

– Enfraquecimento das estruturas ósseas provocadas pelo tempo e pela descalcificação;

– Excesso de peso;

– Aumento na barriga (que afeta a postura);

– Sobrecarga provocada, diariamente, por bolsas escolares;

– Transporte de objetos pesados;

– Forma de pisar e até problemas como o pé chato.

O tratamento

A Fisioterapia auxilia no tratamento com a chamada reeducação postural, também atua na melhora da função muscular e articular e no aumento da força e da flexibilidade (através de exercícios específicos e individualizados).

A aplicação da RPG Souchard se dá no tratamento de lesões articulares, particularmente, frequentes no nível da coluna vertebral. Através de movimentos específicos do método, a postura é ajustada para garantir a reorganização dos segmentos do corpo. A Reeducação Postural Global pode ser aplicada a indivíduos de todas as idades, assumindo como grande diferencial e fator responsável pela eficácia o tratamento global do indivíduo e não, simplesmente, da doença.

Previna-se!

– É fundamental a realização frequente de exercícios físicos para manter as articulações saudáveis;

– Cuidado com o peso corporal para não sobrecarregar as articulações;

– Use sempre calçados confortáveis;

– Adote uma postura correta em todas as suas atividades do dia a dia (até as mais simples).