Tamanho do texto:A-A+

Publicidade

PUBLICIDADE Conheça o Instituto TRATA - Joelho e Quadril

Kinesio Taping – Evidências científicas no uso em lesões musculares

13 comentários
Imprimir Enviar por email para um amigo

Kinesio Taping: Definição
A Kinesio Taping é uma técnica que utiliza bandagem elástica adesiva sobre a pele proporcionando um mecanismo de pressão/força. Essa técnica foi inventada por um quiropraxista, Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão, utilizada para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Por apresentar a propriedade elástica, após a aplicação promove uma tração constante na pele com força para cima, diferente de uma bandagem comum.

O tratamento
A Kinesio taping é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura natural do corpo, através de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir por completo a amplitude de movimento. Esta técnica pode ser amplamente explorada nas diversas populações que vão desde a pediatria a geriatria, devido sua segurança. Apresenta excelentes resultados no tratamento de lesões dentro das áreas de ortopedia, neurologia e outras condições médicas. Essa bandagem é aplicada de acordo com as necessidades do paciente, após uma criteriosa avaliação, auxiliando ao retorno do equilíbrio corporal.

  • Mecanismos de correção:

    • Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada

    • Melhorar a circulação sanguínea e linfática

    • Diminuir a dor

    • Reposicionar as articulações subluxadas, aliviando a tensão dos músculos anormais

    • Aumento da propriocepção através da excitação dos mecanorreceptores

Evidências científicas
Muitos estudos têm explorado essa técnica de reabilitação em lesões, luxações e dores de um modo geral. Esses estudos vêm comprovar a eficácia da técnica em sua utilização isolada ou conjunta com demais tratamentos fisioterapêuticos.

A Kinesio Taping é atualmente considerada pelos fisioterapeutas como um método de apoio à reabilitação e modulação de alguns processos fisiológicos.

Alguns autores afirmaram que a Kinesio Taping tem efeitos apenas em curto prazo, correspondendo ao período máximo de uma semana; outros, no entanto, comprovaram os efeitos positivos após duas semanas de aplicação. O que relatam relevante por se tratar de um efeito tardio sobre a dor, dado através da constante informação de correção articular e propriocepção, que podem melhorar o posicionamento articular durante as atividades, gerando melhor vantagem mecânica às articulações.

Além dos efeitos sobre a atividade muscular, a aplicação da Kinesio Taping pode, também, ter efeitos psicológicos. Segundo alguns autores, os voluntários também relataram maior segurança, conforto e facilidade na execução dos seus movimentos.

Conclusões
A Kinesio Taping é capaz, isoladamente ou em conjunto com outra intervenção, de facilitar ou inibir a função muscular, manter o posicionamento articular, reduzir a dor e fornecer feedback proprioceptivo para obter e manter alinhamento corporal. O aumento da entrada proprioceptiva pela estimulação sensorial, resultante da aplicação da Kinesio Taping, pode reforçar o controle postural e facilitar o seu retorno à atividade anterior.

Referências

Oliveira, VMA; Batista, LSP; Pitangui, ACR; Araújo, RC. Efeito do Kinesio Taping na dor e discinesia escapular em atletas com síndrome do impacto do ombro. Rev. dor vol.14 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2013.

Santos, JCC; Giorgetti, MJS; Torello, EM; Meneghetti, CHZ; Ordenes, IEU.  A influência da Kinesio Taping no tratamento da subluxação de ombro no Acidente Vascular Cerebral. Rev Neurocienc 2010; in press

Fu, TC; Wong, AMK; Pei, YC; Wu, KP; Chou, SW; Lin, YC. Effect of Kinesio taping on muscle strength in athletes- A pilot study. Journal of Science and Medicine in Sport, 2008;11:198-201.

Williams, S; Whatman, C; Hume, PA; et al. Kinesio taping in treatment and prevention of sports injuries: a meta-analysis of the evidence for its effectiveness. Sports Med. 2012;42(2):153-64.

Kaya, E; Zinnuroglu, M; Tugcu, I. Kinesio taping compared to physical therapy modalities for the treatment of shoulder impingement syndrome. Clin Rheumatol. 2011;30(2):201-7.

  • Ricardo Miranda Martins

    aonde encontrar para comprar?

    • Thiago Soares Vieira

      no aliexpress aqui no brasil voce resebe rapido em compra fisica ou virtual mas um rolo fica mais de 40,00 reais, no aliexpress eu comprei 6 rolos de kinesio tape por 45,00 reais, esperei apenas 2 meses e meio

  • Graça Alves Almeida

    Acho essa tecnica super interessante assim que for possivel eu irei pratica sob orientacao

  • Dorothy Cole Domrzalski
  • Karen Moreira da Silva

    Fiz o curso e aplico em todos os pacientes que atendo no estágio na Clínica escola da minha faculdade, da ortopedia até pediatria neurológica e em todos eu observo melhora e confiança nas atividades diárias. Super recomendo!

    • Nitielli Lorrayne

      A gente Arraza na Clínica Escola!

    • jeffey

      quanto tá um tratamento, sessão?

      • João Paulo Mazalotti

        Isso depende de profissional para profissional.

    • João Paulo Mazalotti

      Eu tenho o curso também, e em todas as minha aplicações tive resultados eficaz. Recomento e pretendo em breve provar cientificamente.

  • Anderson Campos

    Kinesio Taping não funciona, pesquisei sobre o real resultado do tratamento com Kinesio Taping e não achei um só estudo em que a eficácia do mesmo fosse comprovada.

    Este link é de uma entrevista com um pesquisador que promoveu uma pesquisa sobre Kinesio Taping, e seus resultados não foram diferentes, a Kinesio Taping não funciona.

    https://www.youtube.com/watch?v=JpD_ax-JO-8

  • Sueli Saccomani Silveira

    Compra em loja de material hospitalar mas precisa ser colocado por fisioterapeuta . Estou com a bandagem há 4 dias e hj senti uma melhora nas costas

  • fisiovital

    VITALTAPE kinesiology (Kinesio Taping)

    A Bandagem elástica VitalTape (Kinesio Taping) e constituída de 97 % algodão, 3% lycra spendex e adesivo acrílico Hipoalergênico que evita a irritação da pele e não deixa resíduo após o uso. A elasticidade da VitalTape permite que o produto se acomode a qualquer parte do corpo e não restrinja os movimentos.

    A tecnologia do VitalTape foi desenvolvida para puxar a camada superior da pele, criando mais espaço entre a pele e os músculos, promovendo o fluxo sanguíneo e drenagem linfática.

    Principais funcionalidades:

    Suporte de músculos e articulações

    Redução da fadiga muscular

    Estimulação da drenagem linfática e do fluxo sanguíneo

    Redução do inchaço e dor

    Estimulação do processo de cura natural.

    http://fisiovital.com.br/kinesiology/

  • fisiovital

    http://uploads.disquscdn.com/images/c55aaf6d8361f0114c80958d6d13779516a361a7d5f24afe3ec397d3e5fce465.jpg http://uploads.disquscdn.com/images/0734626c6127d8ccc87b22eeda6ff13a53f5b6ba23c34a32aa53e66a294697d7.jpg http://uploads.disquscdn.com/images/b5a9b9b0b66d7b022d716e077a7664610ac48f7344bd3bce7f6554f7860ae762.jpg http://uploads.disquscdn.com/images/db1ae58a0a26204fbae14f8e768338e0392593fb217576186a71fa9a3d7b7d2b.jpg VITALTAPE | Kinesio Taping | Fisiovital

    http://fisiovital.com.br/vitaltape/

    A Bandagem elástica VitalTape (Kinesio Taping) e constituída de 97 % algodão, 3% lycra spendex e adesivo acrílico Hipoalergênico que evita a irritação da pele e não deixa resíduo após o uso. A elasticidade da VitalTape permite que o produto se acomode a qualquer parte do corpo e não restrinja os movimentos.

    A tecnologia do VitalTape foi desenvolvida para puxar a camada superior da pele, criando mais espaço entre a pele e os músculos, promovendo o fluxo sanguíneo e drenagem linfática.

    Principais funcionalidades:

    * Suporte de músculos e articulações

    * Redução da fadiga muscular

    * Estimulação da drenagem linfática e do fluxo sanguíneo

    * Redução do inchaço e dor

    * Estimulação do processo de cura natural.

    Modo de uso:


    Este produto deve ser indicado e aplicado por profissional capacitado.

    A bandagem VitalTape (Kinesio Taping) deve ser aplicada ao menos 1 hora antes da atividade física ou do banho.

    1. Antes da aplicação do produto, limpar a pele com sabonete e água. Secar bem

    2. Alongar o músculo o máximo possível quando estiver aplicando a faixa

    3. Aplique sem puxar a faixa. A mesma já vem estendida em 10%

    4. Dependendo da aplicação, a faixa pode enrugar levemente a pele quando finalizado o processo de colocação

    5. Certificar de que a faixa esta corretamente aplicada. O calor do corpo auxilia na aderência da faixa

    6. Para retirar a faixa, segurar a pele e puxar delicadamente no sentido dos pelos

    Precauções e Advertências:

    * O uso do produto pode provocar irritação na pele de algumas pessoas.

    * Caso aconteça algum sinal de irritação da pele, tais como vermelhidão e coceira, o uso do produto deve ser suspendido imediatamente, e um médico deve ser consultado.

    * Para pessoas com tendências alérgicas, aconselhamos primeiro fazer um teste com um pedaço da faixa.

    * Não utilizar o produto em peles danificadas, com queimaduras ou irritadas.

    * O produto só pode ser aplicado por profissional especializado;

    * Mantenha fora do alcance das crianças.

    * Condições de armazenamento e transporte:

    * O produto deve ser armazenado em temperatura ambiente.

    * Evite transportar e armazenar o produto em locais ensolarados, com luz direta, temperaturas elevadas e úmidos.

    * Produto Não Estéril

    Tags: kinesio taping comprar, kinesio tape, kinesio, kinesiosport, kinesio tape joelho, kinesio tape comprar, kenso Kase, Bandagem colorida, faixa elástica, drenagem linfática, entorses, faixas esportivas, faixa otopédica

Conteúdo de fisioterapia

Categorias

Conheça as áreas
da fisioterapia

Banner Livro

Conhecer o Livro

Receba nosso conteúdo
por e-mail