Tamanho do texto:A-A+

Publicidade

PUBLICIDADE Conheça o Instituto TRATA - Joelho e Quadril

Atleta volta às atividades após tratamento de coluna

0 comentários
Imprimir Enviar por email para um amigo
vivian itc vertebal

Uma fisgada nas costas, uma série de injeções e um sacrifício que não valeu a pena. Após ser diagnosticada com hérnia de disco em julho de 2012, Vivian tentou encarar a dor e seguir jogando à base de medicamentos. O esforço, além de não ter dado retorno em quadra, agravou a lesão e obrigou a bloqueadora a se afastar do esporte e dedicar-se exclusivamente à fisioterapia por cinco meses. Ainda em tratamento, mas autorizada a retomar a carreira nas areias, a atleta dará o primeiro passo do recomeço ao lado de Shaylyn no Open de Fortaleza, sétima etapa do Circuito Brasileiro 2012/2013.

– Sentia muita falta de suar, de treinar com bola, de fazer a parte física. Foi de longe o momento mais difícil da minha carreira e eu não vejo a hora de voltar a competir – disse a paraense, por telefone.

Vivian sentiu uma pontada nas costas em julho, no Grand Slam de Gstaad, durante a partida contra as chinesas Xue e Zhang Xi. Sem condições de prosseguir, a brasileira abandonou o jogo e, após conversar com Taiana (parceira na época) e a comissão técnica, decidiu não disputar a repescagem contra as suíças Keyser e Heidrich. A dor era tanta que até para andar a bloqueadora sentia dificuldade. Para vestir-se, precisava de ajuda.

A vontade de seguir competindo, pelo menos até a pausa para as Olimpíadas, fez a atleta optar por um caminho que hoje se arrepende de ter seguido. À base de injeções para suportar o incômodo, jogou ainda duas etapas. Foi eliminada na repescagem na Alemanha e, na Áustria, ainda na fase de grupos. De volta ao Brasil, viu que o esforço havia agravado o quadro, diagnosticado como hérnia de disco. Precisou ficar cinco meses de repouso e entregue exclusivamente à fisioterapia.

– Fiz a loucura de me sacrificar e jogar à base de injeção na coluna. Quis dar uma de super-herói e piorei. Eu chorava muito, não acreditava na gravidade da lesão. Ficava em casa apenas repousando e fazia fisioterapia de manhã, de tarde e de noite. Torcia pela minha ex-parceira (Taiana) pelo SporTV e ficava com o gostinho de querer voltar logo. Nunca pensei em desistir. Sou muito aguerrida com meus objetivos, muito firme no que quero, e lutei o tempo todo para voltar o quanto antes.

Vivian chegou a receber indicação de cirurgia, mas optou pelo tratamento tradicional. Trabalhou por três meses na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, até decidir consultar-se em Fortaleza com o especialista Élder Montenegro, que tratou Larissa, ao lado de quem Vivian foi campeã brasileira em 2008, no início da carreira. Para seguir o novo programa proposto, a paraense mudou-se para a capital cearense e, há dois meses, está hospedada na casa da também jogadora Andrezza.

No final do ano, Vivian recebeu uma ligação de Shaylyn, que estava voltando a sua cidade natal. As duas conversaram sobre os planos de ambas e a situação clínica da bloqueadora e decidiram jogar juntas. Começaram a treinar no dia 4 de janeiro e farão a estreia da parceria na fase classificatória do Open cearense, sétimo da temporada e primeiro deste ano.

– Ela (Shaylyn) está com outros planos pessoais e não deve ter o vôlei como prioridade total, mas eu vou me doar ao máximo. A gente não vai ter essa cobrança de resultados logo agora, vamos seguir treinando e buscando um resultado bom. Chegar numa semifinal vai ser uma benção de Deus. Sei que teve a parada de final de ano para todos (última etapa foi no início de dezembro), mas para mim é mais complicado. São seis meses parada. Mas aos poucos vou readquirindo esse prazer de jogar.

A partir desta sexta-feira, Vivian e Shaylyn passam a competir com Juliana/Maria Elisa, Lili/Rebecca, Talita/Taiana, Ágatha/Bárbara Seixas, Ângela/Neide, Maria Clara/Carolina, Val/Thaís, Chell/Izabel, Elize Maia/Fernanda Berti, Karin/Pri Lima e Raquel/Josi. A disputa no Aterro de Iracema tem entrada gratuita e terá transmissão ao vivo do SporTV nas semifinais (sábado) e na decisão dos dois naipes (domingo).

Fonte: SporTV

Conteúdo de fisioterapia

Categorias

Conheça as áreas
da fisioterapia

Banner Livro

Conhecer o Livro

Receba nosso conteúdo
por e-mail