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Exercícios para coluna vertebral e a prevenção de lesões

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Como evitar a dor nas costas? Qual a importância dos exercícios para coluna vertebral? Eles previnem a lesões como hérnia de disco e dor ciática? Acompanhe as respostas no programa Bem Estar da Rede Globo com o Dr Helder Montenegro, que é diretor do ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral).

Você já deve ter ouvido falar que quem tem dor nas costas tem que contrair o abdomen. Saiba por que é tão importante ter essa musculatura abdominal mais forte e sempre contraída durante as atividades físicas do dia a dia.

O primeiro sinal de dor dos pacientes mostram que os músculos começam a ficar atrofiados, ou seja, a ficar fracos. Isso pode ser visto em pesquisas com pacientes que tem dor na coluna.  A musculatura abdominal é quem da o sinal aos músculos que protegem a coluna vertebral, pra que eles fiquem fortalecidos. São músculos mais profundos, que ficam mais próximos da coluna vertebral e são eles quem realmente a protegem. Esses músculos são conhecidos como multífidos.

O que são esses músculos que protegem a coluna?
Se fala muito na musculatura do reto abdominal, mas a importância para a estabilização da coluna  está em um músculo mais interno, que se chama transverso abdominal. O trabalho com exercícios para coluna vertebral visa o fortalecimento do transverso abdominal, pois ele vai ajudar os multífidos, que são os músculos mais profundos e que ficam próximos da coluna vertebral, evitando assim lesões, inclusive a hérnia de disco e dor ciática.

O corpo humano tem uma “cinta natural” que faz a estabilização da coluna. A proteção da coluna vertebral acontece quando o transverso da o sinal aos multífidos, que se contraem e protegem a coluna durante exercícios e atividades diárias. Esses músculos envolvem toda a parte abdominal.

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E a musculatura superficial?
Apenas o fortalecimento da musculatura profunda não resolve todo o problema. Os exercícios para coluna vertebral também precisam trabalhar os músculos superficiais, completando assim a “cinta natural” que estabiliza a coluna vertebral.

Dos músculos superficiais, os mais importantes são os que envolvem o quadril, que são os glúteos. A contração correta de toda a musculatura superficial e profunda, permite uma estabilização completa que permite a prática de atividades físicas, domésticas e o que mais o corpo humano precisar fazer no dia a dia. Tudo isso sem sentir dor na coluna vertebral.

Qual a técnica e exercícios para coluna vertebral que permitem criar essa “cinta natural” de estabilização?
Assista ao video do Programa Bem Estar com o fisioterapeuta Helder Montenegro, que é diretor do ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral). Saiba como se prevenir e vitar lesões na coluna, inclusive as mais sérias como a hérnia de disco e a dor ciática.

 

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