Tamanho do texto:A-A+

Publicidade Topo

PUBLICIDADE Conheça o Instituto Pilates

Você está trabalhando mais e ganhando menos?

2 comentários
Imprimir Enviar por email para um amigo
trabalhando-demais

Você está trabalhando mais e ganhando menos?
Como anular as forças que reduzem o seu lucro, melhorando o seu resultado financeiro,
qualidade de vida e prestígio social

(*) Por Dr. Roberto Caproni

Durante uma palestra em São Paulo, recebi uma pergunta muito interessante:

“Trabalho cada vez mais e ganho menos. Não tenho mais tempo para mim, nem para a minha família ou para fazer aquilo que gosto. Não tenho qualidade de vida. É possível reverter essa situação utilizando os conhecimentos de gestão e mercado?”

A minha resposta:

Existem três forças que estão pressionando os lucros em toda as atividades humanas, incluindo o seu consultório ou clínica:

trabalhando mais e ganhando menos

 

Força 1: Clientes mais bem informados e exigentes nas suas relações de trocas.

Força 2: Concorrência global.

Força 3: Fornecedores de equipamentos e materiais para consultórios e clínicas.

Desde a Revolução do Cliente em 1980, convivemos com clientes cada vez mais informados e exigentes nas relações de trocas. Clientes mais exigentes aumentam os custos e reduzem a receita do seu consultório ou clínica. Isso tem impacto imediato na redução dos seus lucros.

A Concorrência Global quer dizer que todos concorrem com todos pelo dinheiro do cliente. Médico não é concorrente de médico. Dentista não é concorrente de dentista. Fisioterapeuta não é concorrente de fisioterapeuta. Quem concorre com os médicos, dentistas e fisioterapeutas são os Bens de Demanda Positiva, isso é, aqueles bens que espontaneamente as pessoas querem ter. São exemplos de bens de demanda positiva, o iPad da Apple, a nova HDTV, o Blu-ray, o segundo carro, viagens para a Disney, entre outros. O cliente gasta o dinheiro dele com os bens de demanda positiva e não tem dinheiro para ir aos consultórios ou clínicas dos médicos, dentistas e fisioterapeutas para cuidar da sua saúde. Isso reduz a receita, reduzindo o lucro dos consultores e clínicas.

Os fornecedores, que ampliam as suas ofertas que nem sempre geram retorno sobre o capital investido, aumentam os custos sem gerar receita adicional. Isso também reduz os lucros dos consultórios e clínicas.

Como o lucro no consultório ou clínica está sendo reduzindo pela ação dessas três forças, o profissional da saúde tem que trabalhar muito mais para manter o seu padrão de vida. Isso reduz o seu tempo para a família, para fazer aquilo que gosta, sacrificando a sua qualidade de vida.

Como reverter essa situação, gerando para o profissional da saúde bons resultados financeiros, qualidade de vida e prestígio social? É simples, basta anular essas três forças.

força 1, clientes mais exigentes, pode ser anulada oferecendo, nos consultórios e clínicas,  excelência no atendimento ao clientes. O conceito de excelência no atendimento não é algo padronizado mas varia conforme o público-alvo. Para oferecer excelência temos que compreender os conceitos fundamentais de gestão e mercado.

força 2, concorrência global, pode ser anulada fazendo com que os clientes desejem mais os serviços da saúde do que os bens de demanda positiva. Como fazer isso? Tornando a Saúde também um bem de demanda positiva. Essa mudança de percepção pode ser conseguida através de um programa eficaz  de comunicação social. Foi por esse motivo que lançamos a www.rededoutor.com  que tem por objetivo fazer publicidade parceirizada para os alunos do MBA Compacto, nas principais mídias do país.

Para anular a força 3 basta o profissional da saúde analisar, antes de comprar novos e sofisticados equipamentos, o tempo de retorno do capital investido. É importante que o adicional de novos clientes atraídos pelo novo equipamento pague o investimento em até 24 meses. O profissional da saúde pode ainda utilizar o Leilão Reverso para compra de materiais de consumo em seu consultório ou clínica.

Uma organização é bem sucedida porque utiliza os modernos conceitos de gestão e mercado. Esses conhecimentos estão a disposição dos profissionais da saúde que atuam em consultórios e clínicas. Foi com esse objetivo que criamos o MBA Compacto de gestão e mercado para profissionais da saúde.

QUER TER SUCESSO EM SEU CONSULTÓRIO/CLÍNICA? Clique aqui e conheça o MBA Compacto.

—————————————

(*) Este artigo é de autoria de Dr. Roberto Caproni, que contribui com o www.fisioterapiamanual.com.br

É graduado em Odontologia e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e Psicologia. Especialista em franquias pela Franchising University. Foi homenageado pela Academia Internacional de Odontologia Integral pelo seu trabalho pioneiro de Marketing Aplicado a Saúde. O best seller Marketing Aplicado à Saúde foi o primeiro livro publicado no mundo abordando os benefícios do marketing para profissionais da área da saúde. Escreve artigos para revistas e jornais publicados em diversos países. Palestrante internacional. Ministra o curso MBA Compacto de gestão e mercado para profissionais da saúde.

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni e colaboradores em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail e outros veículos de divulgação é PERMITIDA deste que citado o autor e o endereço eletrônico www.grupocaproni.com

 

 


  • Simone Oliveira

    até quando vão as inscrições???

  • Léa Magalhães

    Haverá curso pré-congresso? Quando será e quanto custará?

  • Categorias

  • Tags

  • Receba nosso conteúdo
    por e-mail