Tamanho do texto:A-A+

Publicidade Topo

PUBLICIDADE Curso RPG Datas

Palmiro Torrieri: Idéias tem que ser tão plásticas como o cérebro!

3 comentários
Imprimir Enviar por email para um amigo
palmiro-torrieri

Palmiro Torrieri especialmente para o Portal da Fisioterapia Manual com o texto: “Idéias tem que ser tão plásticas como o cérebro!”

Inicialmente gostaria de agradecer ao meu amigo Helder a oportunidade de participar deste projeto que envolve as diferentes escolas de terapia manual.

Começarei fazendo um breve resumo da minha vida profissional. Sou fisioterapeuta formado em 1980, desde então me dediquei às diferentes áreas da fisioterapia  e terapia manual incluindo ensino, clinica, tradução e gestão. Nesta minha caminhada tive a oportunidade de ser aluno de grandes expoentes da terapia manual  e  faltaria espaço  aqui para listar todos, muitos influenciaram meu pensamento, outros me fizeram ver o que eu pensava por um outro prisma e outros como, Brian Mulligan, me confirmaram duas frases: “A mente humana uma vez expandida jamais retorna ao seu estado original”(EINSTEIN) e a outra :”Se eu consigo ver mais adiante é porque eu caminho nos ombros do gigante” (Isaac Newton).

A proposta aqui  não é defender ou atacar qualquer método ou terapia, até porque acredito que o importante é a execlencia do profissional, indiferente à técnica que ele elegeu. O que pretendo aqui é gerar reflexões de alguém que já viveu muito e pode acompanhar  e participar da evolução da terapia manual no Brasil e no exterior. Falarei de coisas que já acreditei, desacreditei, algumas voltei a acreditar e assim vai, além de outras que continuo aprendendo como aluno em cursos de atualização. Minha humilde vontade é criar nos mais jovens um pensamento crítico que considero fundamental para a evolução da nossa profissão e da terapia manual.

As  idéias que discutiremos são  baseadas nas mais recentes publicações científicas mas a mudança  nas suas propostas de tratamentos será uma decisão de vocês leitores. Também desejo que esse seja um lugar de discussão de idéias, estou aberto e adoro uma boa discussão, isso sempre me impulsionou. Sou um homem de reflexões.

Paulo Francis dizia que qualquer pessoa inteligente  é contraditória, fácil entender isto,  são assim por não se renderem às evidencias e não ficam atreladas a certos dogmas e esta é uma das coisas que espero dos leitores. Muitas idéias na terapia manual pareciam frutíferas mas se mostraram incorretas ao longo do tempo, por isso a escolha do título deste primeiro ensaio. As idéias tem que acompanhar a plasticidade do cérebro, acomodar mudanças e novas adaptações.

Vamos juntos nessa caminhada, conto com todos, de diferentes frentes, vamos discutir idéias relacionadas a  nossa paixão comum! A terapia manual !!!!!

>>> Para trazer novas idéias, basta utilizar os comentários abaixo e deixar sua contribuição para o assunto Terapia Manual.

Acompanhe Palmiro Torrieri no Facebook. Clique aqui.

  • Paula Iane

    Que possamos estimular sempre a nossa plasticidade cerebral! Ótimo texto, abraços.

  • Depois desse texto confirmo ainda mais minha admiração por vc Palmiro.
    Vc com toda experiencia que tem nunca se colocou como dono da verdade
    como muitos profissionais fazem. Vc sempre teve a mente aberta a novas
    idéias se permitindo acreditar e desacreditar como vc mesmo disse no
    texto. Que bom que tiver sorte de ser sua aluna!!!

  • Ana Carol

    Também tenho a mesma dúvida da colega abaixo (Ediane), quero a confirmação da mudança do local do congresso para comprar a passagem antecipadamente e hospedagem.

  • Categorias

  • Tags

  • Receba nosso conteúdo
    por e-mail