Tamanho do texto:A-A+

Fisioterapia Respiratória

1 comentário
Imprimir Enviar por email para um amigo
fisioterapia respiratoria

Ar puro. A confirmação da existência desse benefício natural em grandes centros urbanos é cada vez mais rara. Os males causados ao meio ambiente trazem um resultado possivelmente catastrófico para o homem: a complicação na hora de respirar. A Fisioterapia Respiratória tem esse cuidado como objetivo: um tratamento específico diante dos males causados pelas doenças que comprometem o sistema respiratório humano, tendo a asma, a insuficiência respiratória, a bronquite e a tuberculose como bons exemplos desses males.

O que é?

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de aparelhos específicos para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.

Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório e pode ainda ser realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo aqui pacientes que estejam entubados, necessitando da ajuda de aparelhos para respirar.

A Fisioterapia Respiratória atua ainda como forma de prevenção para o aparecimento de complicações respiratórias dos pacientes, considerando principalmente aqueles que estejam internados e imobilizados. Esses certamente precisam realizar tanto a fisioterapia motora quanto a respiratória durante sua permanência no leito hospitalar, a fim de garantir a melhoria na condição geral do paciente por meio de técnicas que contemplem ambos os sistemas, respiratório e cardiovascular.


  • Jhonata Rodrigues

    sou acadêmico em fisioterapia, pretendo me aprofundar nessa área, assim como as outras muito importante para a vida

Conteúdo de fisioterapia

Categorias

Conheça as áreas
da fisioterapia

Receba nosso conteúdo
por e-mail