Tamanho do texto:A-A+

Publicidade

PUBLICIDADE Conheça o Instituto TRATA - Joelho e Quadril

Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca

5 comentários
Imprimir Enviar por email para um amigo
Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca

As lesões cardiovasculares estão entre as doenças que mais causam mortalidade no mundo. Porém, após uma lesão, é possível a Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca em pacientes que pertencem a um grupo de risco menor, pois estes estão aptos a realizar exercícios sem contra-indicação. Um dos tratamentos mais eficientes e rápidos é o de fisioterapia em reabilitação cardíaca.

O fisioterapeuta exerce um papel primordial na Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca. Em um primeiro momento, ele analisa as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, e, assim, desenvolve um plano de tratamento. Os exercícios de Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca realizados tem como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pssoas, tornando-as capazes de retomar suas atividades diárias. A frequência depende do estado clínico do paciente e o trabalho deve ser em conjunto: equipe médica e fisioterapêutica e paciente.

Pacientes como doenças como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, doenças coronárias e valvares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias podem ser tratadas com esse tipo de procedimento.

O fisioterapeuta cardiorespiratório atua geralmente em clínicas, ambulatórios e, principalmente, na Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais, atendendo pacientes que tiveram infarto do miocárdio ou passaram por procedimentos cirúrgicos, como angioplastia. No primeiro momento, o tratamento visa a prevenção de complicações do infarto ou da cirurgia e permitir que o paciente retome às suas atividades básicas, como locomoção, higiene e alimentação. Já na enfermaria, os pacientes são submetidos a treinos de equilíbrio, alongamento, resistência e caminhada.

Quando o paciente sai do hospital, o fisioterapeuta, juntamente como cardiologistas e pneumologistas, promovem uma série de avaliações. Em seguida, são desenvolvidos programas individuais para que o paciente atinja seus objetivos de maneira segura e no menor período de tempo possível. Os programas de recondicionamento físico incluem exercícios aeróbicos e de alongamento.

—–

IMPORTANTE: Nosso conteúdo foi útil para você? Recomende ele clicando no botão do Facebook que tem próximo do título desse texto.


  • Adjanetedionesdani

    Muito bom,adorei!!!!

  • Ennioss

    Atuo na área de reabilitação cardiovascular, quem quiser conhecer mais o meu blog 

    http://ennioss.wordpress.com/

  • Cida coielho

    EXCELENTE ARTIGO, AJUDA BASTANTE OS IDOSOS A DESENVOLVEREM ATIVIDADES PARA O SEU BEM ESTAR.

  • Odila dos Santos

    Sou cardíaca tenho mal de chagas uso marcapasso , e estou muito preocupada pois o mesmo tem vida útil de 9 anos e já tem 8 anos e 7 meses; tenho uma inflamação em um músculo do coração, e venho sentindo  alguns sintomas que não sentia  não sei que fazer estou com dificuldade em passar no cardiologista  obrigada.

  • Prof Tabajara

    Muito bom, vou sempre passar por aqui, não por que precise, mas para não precisar, já sou sex (agenário) e quero viver bastante e ser ainda muito útil… Parabéns a todos. Abçs.

Conteúdo de fisioterapia

Categorias

Conheça as áreas
da fisioterapia

Banner Livro

Conhecer o Livro

Receba nosso conteúdo
por e-mail